Visitas

20 de abril de 2011

Dúvidas na pesagem da carne.

Hoje fui comprar carne para fazer almoço. Comprei 200gr. de mignon cortadinho em fatias, pronto para o consumo. A menina pegou os filés, cortou, tirou as gorduras, as bordinhas brancas e pesou a carne limpa.

Para minha surpresa, bem discreta, a moça pegou as sobras colocou em um pacote a parte, e pesou junto com a carne limpa.

Ia embrulhando o pacote da carne, sem o pacote dos resíduos quanto eu perguntei:
- Você pesou as sobre por que?
- Porque a gente pesa tudo e só venda a parte limpa.

Falei pra ela:
- Então me de o outro pacote também ué.

Cheguei em casa e abri o pacote com os resíduos e, para minha supresa, um monte de carne boa jogada fora.

O açougue não perde, claro. Mas em compensação o consumidor paga muito a mais.

Os 200gr. de mignon limpo mais os 150gr. de resíduos deu R$9,80 reais.
Quer dizer que quase metade desse dinheiro foi pro lixo.

Pergunto, alguém sabe se isso é lícito?
Liguei pro Procon e eles ficaram de retornar, após avaliar o caso...

2 comentários:

  1. Isabel, este procedimento não é correto. O atendente não poder limpar a carne sem que você peça. Se vc pedir que a carne venha sem o que vc chama de resíduos, este volume não poderá ultrapassar a 10% do valor total da compra. Existe uma recomendação da antiga SUNAB que hoje pertence ao Ministério da Fazenda sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Ana...você tem razão. O advogado do Procon de Porto União/SC me retornou e me informou sobre o caso. Realmente, não pode ultrapassar os 10%. Mas pelo visto, por aqui as pessoas, assim como eu, desconheciam esta regra. É aquela coisa né, todo mundo confia vou confiar também.
    Muito obrigada pela dica. Abraço.

    ResponderExcluir