Visitas

18 de abril de 2011

Drogas, tráfico e violência urbana

Em 2001 foi a primeira vez que ouvi falar no tal do Crack. Morava em Cascavel e os noticiários de lá sempre relatavam a apreensão da droga, vinda do Paraguai.

Hoje, dez anos depois, com a inserção das drogas sintéticas como êxtase e o LSD modificado, não consigo mais ver uma luz no fim do túnel para o fim do consumo.

O Crack é altamente viciante, dependendo do organismo pode causar dependência em um mês.

As drogas estão cada dia mais potententes, mais baratas, mais acessíveis e cada dia mais usadas por crianças. Isto porque o nível de conhecimento das pessoas está baixíssimo, não existe política de prevenção, as famílias estão falidas, o modismo tomou conta da formação social dos grupos.

O sexo fácil, rápido e sem vínculo, a banalização do corpo feminino, a sexualização precoce da mulher, a erotização das músicas e digamos, a falta de vergonha e de medo dos sujeitos contemporâneos, fazem com que o uso de alguma droga na adolescência seja quase que um convite para o ingresso no mundo atual.

Se existe demanda para o consumo, sempre haverá o tráfico. Se existe a necessidade psicofísica em se drogar, haverá violência.

E os governos não fazem absolutamente nada. As vezes a gente assiste na TV ou lê em jornais prisões, controle de fronteiras. Mas de efetivo mesmo, do micro para o macro cosmo, nada.


Nunca ouvi falar de um programa de prevenção municipal, regional por exemplo. Nunca vi uma escola fazer uma campanha, com palestras, cursos, depoimentos, em eventos que tivessem uma duração considerável.


Nunca vi nenhuma placa alertando dos malefícios das drogas lícitas como alcool e fumo. Quem dirá do uso da cocaína, do crack e afins.

Será que ninguém dá bola pra isso??




Esse vídeo foi um dos piores que já vi sobre alguém que, realmente não estava sóbria e lúcida, e que deve ter influenciado muita gente.


2 comentários:

  1. Olá blogueiro (a),
    O consumo de crack aumentou e é preciso a união de todos no combate contra a droga. O crack traz malefícios ao usuário, família e sociedade e atinge a todos independentemente do sexo, cor e classe social.
    Divulgue mais informações sobre o crack: http://bit.ly/gK3w8p
    Conheça os CAPS que estão espalhados em vários lugares do país para prestar auxílio aos dependentes: http://migre.me/2qkFl
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Sobre o comentário acima, assinado pelo Ministério da Saúde:

    Os endereços abaixo descritos são confiáveis. Portanto, evite entrar nos endereços postados pelo comentário do Ministério da Saúde.



    Olá blogueiro (a),

    O consumo de crack aumentou e é preciso a união de todos no combate contra a droga. O crack traz malefícios ao usuário, família e sociedade e atinge a todos independentemente do sexo, cor e classe social.

    Conheça os CAPS que estão espalhados em vários lugares do país para prestar auxílio aos dependentes: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29797&janela=1

    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude

    Mais informações: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir