Visitas

24 de novembro de 2010

Meu Blog, meu refúgio.

Como diz minha querida amiga Katy, segue aí uma "pequena contribuição ao todo".

Escrevo sobre Dança e sobre outros assuntos como Política Neoliberal, a relação do corpo no mundo contemporâneo e sobre outros temas que, as vezes, se tornam bastantes chatos de ser lidos com frequencia, inclusive teoria de Dança. Foi também por este motivo que resolvi fazer um blog, pra escrever de tudo que tivesse a fim, com um fundo de verdade empírica e de percepções pessoais.

Mas, se servir de referência, o texto abaixo que tem como título: "A DANÇA NA ESCOLA DO SÉCULO XXI BASEADA NAS TEORIAS DA DANÇA MODERNA: UMA PROPOSTA DE MÉTODO DE ENSINO", foi escrito como forma de reflexão sobre o ensino da Dança no contexto da Escola, e como ferramenta de (des)educação.

Nele, critico veementemente qualquer manifestação de Dança espetacularizada ou tratada como objeto de comercialização, seja do corpo, seja do produto, e proponho um novo método de ensino por meio das teorias criadas nos séculos XIII e XIX. Este assunto faz parte de um dos capítulos da minha tese.

Segue então:

RODRIGUES, Izabel Cristina Ribas. A dança na escola do século XXI baseada nas teorias da Dança Moderna: uma proposta de método de ensino. Caderno da 9a Semana de Iniciação Científica da FAFIUV- IX INIC, União da Vitória, p. 01-17, anual, 2009. Disponível em:http://www.ieps.org.br/artigopedag.rtf.


A propósito, foto de meu Aluno Joel Pedro Nogueira Junior (de óculos), do Curso de Educação Física da UnC Porto União e... seus alunos do Grupo de Dança de Rua do Projeto de Dança UnC Canoinhas/SC. Muito legal isso, ver que muitas vezes, o criador supera a criatura.

Um comentário:

  1. Professora, li o texto, e como sempre minha admiração pelo seu trabalho cresce cada vez mais. Obrigado pela foto no Post,hehe "Gostar de dança é para muitos, mas amar a dança é para poucos". Aqueles que não procuram por espetacularização, simplesmente dançam. =)

    ResponderExcluir