Visitas

29 de março de 2011

Eleição Reitor IFPR



O Instituto Federal do Paraná, IFPR, elegeu na semana passada o seu novo Reitor, Professor Irineu Colombo.

O Professor foi eleito com 77,38% dos votos válidos, fazendo uma expressiva votação de 8.074 votos, contra 2.245 votos de seu oponente.


Irineu Mario Colombo nasceu em Medianeira, PR, em 1964. É Professor do IFPR. Doutor em História Social (UnB), mestre em Educação (UFPR), licenciado em História (FAFI/Palmas), especialista em História Econômica e em Gestão Pública. Fez o curso Normal de Nível Médio e de Iniciação em Eletrônica. Foi vereador, deputado estadual e federal. Foi diretor do Ministério da Educação (2007-2008) e reitor do Instituto Federal de Alagoas (2010).

É importante salientar, que a estrutura de gestão da IFPR é única e padronizada. As normas de funcionamento do Instituto já estão definidas desde 2008, e seguem modelos próprios que vão desde a normatização de trabalhos acadêmicos até o protocolo de formaturas.

A sede da Reitoria fica em Curitiba bem como a base das Pró-Reitorias. Cada campus tem um Diretor Geral, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão e Direitor Administrativo, de acordo com a necessidade de cada Campus

Dentre os 14 campus do IFPR, o único em funcionamento que oferece cursos de nível superior é o de Palmas. Os demais, formam técnicos de nível médio e subsequentes.

O ingresso para os cursos superiores acontece via Exame Nacional do Ensino Médio / Sistema de Seleção Unificada (Enem/Sisu).

A meta do MEC é instituir 32 campus do IFPR no Paraná.

Entre no site do IFPR e acompanhe melhor as notícias:
http://reitoria.ifpr.edu.br/


E só pra informar:
CAMPI é o plural de campus, é uma palavra que vem do latim.
CAMPUS é o próprio núcleo.

Assim como:
PÓS-GRADUAÇÃO é todo curso que se faz após a conclusão da graduação.
Portanto: PÓS-GRADUAÇÃO se divide em: LATO SENSU E STRICTO SENSU
A Pós Lato Sensu forma especialistas em cursos de Especialização, e o TCC deste curso é a Monografia (artigo, relatório de pesquisa).
A Pós Stricto Sensu forma mestres em cursos de Mestrado, e o TCC deste curso é a Dissertação, que apenas é apresentada e não defendida.
A Pós Stricto Sensu forma também doutores em cursos de Doutora, e o TCC deste curso é a Tese que, esta sim, deve ser defendida.

Os cursos de Stricto feitos fora do Brasil devem ser reconhecidos por Universidades brasileiras, caso contrário, não tem validade em território nacional.

19 comentários:

  1. PROFESSOR COLOMBO DE PRIORIEDADE A TRANSFERENCIA DO IFPR DE PALMAS PARA A UNIÃO.PEÇA AJUDA A POLITICOS... MAS O NEGÓCIO É URGENTE!!! POIS OS ACADEMICOS ESTÃO PERDENDO MUITO COM A FALTA DE PROFESSORES E LABORATÓRIOS.COM ISSO O NIVIL DOS CURSOS SUPERIORES COMPARANDO COM QUALQUER OUTRA UNIVERSIDADE ESTÁ PÉSSIMO...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima.Sei que o senhor é a melhor pessoa que escolheram.Pois o Senhor tem muita experiencia e capacidade para colocar funcionar a todo o vapor o IFPR de Palmas.Confiamos na sua capacidade. Só pelo amor de Deus não deixe fechar o curso de Engenharia Civil e nem transferir academicos.

    ResponderExcluir
  3. PAIS E ACADEMICOS DO IFPR DE PALMAS ESTÃO MUITO AFLITOS COM O NIVEL DOS CURSOS SUPERIORES,POIS NÃO TEM PROFESSORES SUFICIENTE. TEM PROFESSORES DANDO AULA SÓ PARA FAZER ENRROLEIXON,POIS NÃO SÃO HABILITADOS NA ÁREA QUE ESTÃO ATUANDO.FALAM ABSURDOS... E NÓS ACADEMICOS TEMOS QUE ESCUTAR E FICAR QUIETOS. PROFESSOR COLOMBO QUEREMOS ENSINO DE QUALIDADE NO IFPR DE PALMAS,POIS DO JEITO QUE ESTÁ NÃO DA PARA CONTINUAR.SE É PARA CONTINUAR COM CERTOS PROFESSORES QUE LÁ ESTÃO,TEMOS COLEGAS ACADEMICOS COM MUITO MAIS CONHECIMENTO PARA DAR AULA.VAMOS COMEÇAR NÓS MESMOS DAR AULAS. E LABORÁTÓRIOS URGENTES PARA OS ACADEMICOS DE ENGENHARIA CIVIL.POIS ELES PRECISAM POR A MÃO NA MASSA,NÃO SÓ FICAR NA TEORIA.E SABEMOS QUASE QUE DE CERTEZA QUE O SENHOR NÃO VAI FECHAR CURSOS,NÃO PODEMOS REGREDIR. O SENHOR SABE O NIVEL DE ESTUDO QUE JÁ TEVE EM PALMAS POIS SEI QUE FOI ACADEMICO DE LÁ.PROFESSOR PEÇA AJUDA A QUEM PRECISAR MAS TENHA PENA DE NÓS ESTUDANTES.

    ResponderExcluir
  4. Se todos pegarem juntos ai no IFPR de Palmas a coisa vai melhorar sim ,mas tem que começar lá de dentro do IFPR.Direção,funcionários,reitor.Essas pessoas terão que se mexer pedir ajuda para tudo e todos.Vamos pedir ajuda para Governador,Presidente e politicos em geral.pois se a revolução não começar por dentro os de fora não vão participar e nem ajudar. A COISA NO IFPR DE PALMAS É URGENTE!!! NÃO TEMOS MAIS TEMPO A PERDER,POIS O ANO ESTÁ PASSANDO E CADA VEZ MAIS ENROLADO COMO EM 2010.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o primeiro post. Não existe possibilidade de transferir o IFPR de Palmas para União da Vitória. Além de que, o Campus de Palmas foi comprado pelo governo federal com toda a estrutura, menos com a Biblioteca, que é usada em regime de comodato pela IFPR. O que poderá acontecer, é a Prefeitura de União negociar a compra da UNIUV para o governo federal, como fez o CPEA, mantendor da faculdade de Palmas. Os cursos que devem funcionar em todos os campus da IFPR deverão suprir a necessidade da demanda nas localidades onde estão. E como o nome da IES já indica, a Universidade é tecnológica e com certeza deverá dar mais atenção aos cursos sequencias e profissionais e a educação a distância. Quem tem que reivindicar os ditames do acordo entre as partes do negócio são os munícipes, alunos, Professores e comunidade em geral. Esta é a hora de conversar com Prefeito e Deputados que forçaram a venda. Quanto ao contato com o Professor Colombo, creio que o melhor a fazer é enviar um email direto para ele. O endereço está no site da IFPR.

    ResponderExcluir
  6. Como praticamente me criei dentro da faculdade de Palmas, fiz um post em 05 de novembro de 2009 sobre o assuto FEDERALIZAÇÃO. Agradeço os comentários, não sei se ajudei, mas acredito importante a preocupação sobre o tema.

    ResponderExcluir
  7. Izabel Cristina Ribas Rodrigues;não estamos falando de tranferencia do IFPR de Palmas para União Da Vitória mas da transferencia para o Governo FEDERAL (UNIÃO).Pois o IFPR de Palmas,ainda está em poder do GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Por este motivo não recebe verbas do Governo Federal e nem professores suficientes.Agora eu acho que voce entendeu. Quanto aos cursos superiores da antiga UNICS o Governo assumiu os Academicos até matriculas fizeran receberam até alunos tranferidos.Agora não tem essa de cair fora não.E nem dar preferencia para cursos tecnológicos e a distancia.pois eles assumiram os academicos de cursos superior.Agora vão dar um jeito de fazer a coisa andar.

    ResponderExcluir
  8. IZABEL CRISTINA; SABEMOS QUE A IFPR É UM INSTITUTO TECNOLÓGICO,MAS ANTES DO GOVERNO COMPRAR A UNICS JÁ SABIAM QUE TINHA CURSOS SUPERIORES EM FUNCIONAMENTO. E COMPRARAM SABENDO,FIZEMOS MATRICULA,PAGAMOS UMA PEQUENA TAXA MAS PAGAMOS.ENTÃO OS ACADEMICOS TEM DIREITO DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS E COM QUALIDADE,NÃO COMO ESTÁ.VOCE DIZ QUE SE CRIOU DENTRO DA FACULDADE DE PALMAS.MAS EXPERIMENTA PASSAR UNS DIAS LÁ AGORA,PARA VOCE VER SE É A MESMA COISA.E NÃO VAMOS ACEITAR FECHAMENTO DE CURSOS E NEM TRANFERENCIA DE ACADEMICOS.ALÉM DO MAIS QUEREMOS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS PARA OS FUTUROS ENGENHEIROS FAZER SUAS AULAS PRÁTICAS,PORQUE ELES NÃO PODEM FICAR SÓ NAS AULAS TEÓRICAS E MAL DADAS COMO ESTÃO.AO CONTRÁRIO VÃO SAIR DE LÁ FAZENDO CASAS TIPO O ENGENHEIRO NAIA.NÃO QUEREMOS SABER DE DESCULPAS ASSUMIRAM OS CURSOS SUPERIORES AGORA DEREM SEUS PULINHOS E RESOLVAM. CRISTINA A UNIÃO QUE NÓS SE REFERIMOS QUE DIZER GOVERNO FEDERAL.

    ResponderExcluir
  9. Quem está matriculado certamente vai poder ser formar onde optou fazer o curso. Não existe possibilidade de cancelar um curso no meio do caminho. O que pode acontecer é a Instituição cancelar o vestibular por tempo indeterminado. Mas certamente que todas as turmas que entraram vão se formar.
    Existe um Coordenador do Curso que justamente serve para dirimir os conflitos entre corpo docente, alunos e comunidade gestora. São eles que tem o compromisso de explicar aos alunos as condições de funcionamento do curso bem como repassar para a reitoria os problemas enfrentados e nominados pelos alunos.
    Não fui mais a Palmas mais sei bem como está a situação por lá. O que alunos e comunidade deveriam fazer é conversar com quem manda. Com o novo Reitor, com o Pró-Reitor de Administração e Acadêmico e principalmente com os políticos que fizeram tanto fogo para a Federalização. O Reitor e sua equipe tomaram posse ontem, quem sabe seja a hora de conversar com ele sobre o assunto. Outro ponto interessante seria manter contato com os outros 13 Campus para ver como está a situação por lá. Mas uma coisa já alerto, o fechamento de cursos é provável. Pois já pensou o problemão das pessoas se formarem e não terem onde trabalhar, pela grande concorrência e pouca vaga para determinadas áreas. Veja o fechamento de cursos com bons olhos. Sou Professora Universitária há mais de 10 anos, e não vejo que na quantidade de alunos e cursos está qualidade, muito pelo contrário. Vejam, não tenho nenhum envolvimento com o IFPR. Apenas acompanho as notícias e divulgo-as para debate. Obrigada e desculpem se não estou ajudando.

    ResponderExcluir
  10. Vamos politicos que fizeram tanto fogo para a Federalização da UNICS!!! Agora vamos legalizar com urgencia o IFPR de Palmas,que está uma vergonha a organização do instituto não tem o que não falte lá e coitados dos academicos estão sofrendo com as aulas mal dadas,por falta de conhecimento de alguns professores que estão lá tampando buracos para os academicos não ficarem sem aula.Vamos queremos educação de qualidade no IFPR de Palmas.Não vou citar aqui os nomes dos politicos que fizeram o fogo para Federalizar da UNICS por uma questão de ética,mas esses politicos que não cumprem o que prometem estão todos na minha agenda,vai chegar o dia deles também. Se não tinham condições de manter o IFPR com um ensino de qualidade por que então compraram a UNICS??? Pois nós pagavamos mensalidades ,mas tínhamos educação de qualidade,não era como está agora.Não adianta mensalidades grátis só para os politicos fazerem nome e se promoverem em cima da Federalização e não termos estrutura necessária para os cursos superiores que voces bem sabiam que já estavam em andamento.Não temos mais UNIVERSIDADE DE QUALIDADE em PALMAS.Isso é muito triste e desesperador pois PALMAS já foi um dos grandes centros Universitários do Paraná.E agora com esta dita Federalização acabou a nossa universidade de Palmas!!!

    ResponderExcluir
  11. DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS DO IFPR DE PALMAS;NUNCA MAIS DIGAM A FRASE; QUEM NÃO ESTÁ CONTENTE PROCURE OUTRA UNIVERSIDADE.NÃO É PORQUE NÃO PAGAM MENSALIDADES QUE TEM QUE OUVIR ISSO. QUEM FALA UMA COISA DESSA PARECE QUE NÃO ESTÁ CONTENTE COM SEU TRABALHO PEÇA DEMISSÃO TAMBÉM...

    ResponderExcluir
  12. Senhora Diretora do IFPR de Palmas;não economize nos envestimentos para montar o laboratório para os futuros engenheiros.Pois uma vez que se faz bem feito não precisa fazer outra vez. E já que vai fazer,fazer um laboratório completo,ao contrário não vale a pena nem fazer.Pois o Instituto ,os academidos só vão ganhar com a montagem bem feita deste laborátório.Não economize muito para o governo que a senhora não vai ganhar nada.

    ResponderExcluir
  13. Alô autoridades em geral!!! Vamos se mexer e fazer alguma coisa pelo IFPR de Palmas.Pois de maneira alguma vamos aceitar que Palmas fique sem Universidade.Não queremos somente que os academicos do IFPR,assumidos da antiga UNICS,terminem seus cursos superiores e depois fechem os cursos para dar prioridade aos cursos tecnicos.não foi isso que voces prometeram em discurso.Não pensamos só nos atuais academicos que dizem que começaram os cursos vão terminar,mas sim nos futuros jovens de Palmas e região que vão ter que sair de Palmas para estudar,sendo que sempre tivemos nossa Universidade em nossa cidade.Então voces vão deixar Palmas sem UNIVERSIDADE? Como vai ficar o desenvolvimento da cidade.Vai regredir ao invés de progredir no setor de educação.Senhor prefeito de Palmas eu acho que o senhor também deve fazer alguma coisa para que isso não aconteça.Ao contrário Palmas vai perder muito se a universidade não existir mais.Mas eu acho que o Senhor vai entrar na luta conosco e vamos brigar muito,mas não vamos deixar que Palmas perca um patrimonio,que já foi nosso e formou muitas pessoas importantes que hoje estão fazendo o jogo ao contrário.Fiquem sabendo que estamos esperando alguma resposta imediata sobre o assunto.Que alguém fale a verdade do que pretendem fazer.. esperamos até julho depois vamos agir...

    ResponderExcluir
  14. Senhora Diretora do IFPR de Palmas e reitor senhor Irineu Colombo;os academicos do curso de Engenharia Civil,estão necessitando com urgencia de uma sala com mesas especiais para desenhos e projetos.Esperamos que esta sala seja montada num curto espaço de tempo. agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Os academicos do curso de engenharia civil do IFPR de Palmas,precisam com urgencia!!! Da estrutura necessária para que legalmente possa funcionar um curso de engenharia civil. Não estamos conseguindo aliar as aulas teoricas com as praticas,por falta de estrutura.Precisamos de uma sala com mesas especiais para desenhos e projetos,laboratórios de estruturas,geotecnia,tecnologia do concreto. Isso seria o minimo necessário,que comparando com outras Universidades,nós aqui estamos nos sentindo abandonados,sem condições de termos uma boa formação,para nos formar bons profissionais. Esperamos que seja resolvido de imediato estes problemas.Pois queremos ensino gratuito ,mas de qualidade.

    ResponderExcluir
  16. Professor Colombo; queremos parabenizar pela ótima escolha que o Senhor,docentes e funcionários... fizeram ao escolher a professora Ivania para dirigir o IFPR de Palmas. Ela é tudo o que faltava no IFPR. Uma pessoa que já conhece a realidade da comunidade e também do Instituto,apesar de que agora não é mais uma instituição privada,mas a experiencia que a professora Ivania tem é imensa...Nós pais e academicos do IFPR,estamos contentes e felizes,por ter a Senhora na Direção do IFPR. A gente já conhece o seu trabalho e sabemos que não vai medir esforços para resolver os problemas do Instituto. Temos certeza professora Ivania que com a sua administração Palmas vai voltar novamente ser um dos maiores CENTROS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE PALMAS E REGIÃO.Sabemos que a Senhora juntamente com o professor Colombo vão dar novos rumos ao Instituto,principalmente não deixando fechar cursos,principalmente o de Engenharia Civil,pois voces sabem da falta destes profissionais em nosso pais.Esperamos o seu apoio ao curso,pois é um curso que no futuro,terá muita procura pela nossa juventude de hoje.Gostariamos que a Senhora desse uma lidinha no comentário acima.E analizasse com muito carinho este comentário. E depois por favor Diretora,va atrás de verbas,onde for necessário,para atender com urgencia o pedido do comentário acima. Outro problema que o Instituto está enfrentando é a falta de professores e funcionários para atender a demanda dos alunos. Até já foi falado em concurso para docentes,mas já estamos em julho e nem o Edital não saiu.Pedimos por favor que a Senhora desse uma agilizada neste edital,para que em agosto os alunos já possam começar as aulas com a grade fechada.Pois os alunos não estão tendo aulas todos os dias e também não estão cumprindo os horários de aula por falta de professores. Sabemos quase de certeza que a Senhora vai proporcionar ai no Instituto um ambiente mais harmonioso,entre alunos,professores,funcionários e direção. porque isso não está acontecendo ainda no Instituto.Os alunos são mal atendidos por funcionários e alguns professores,que vem descarregar seus problemas particulares nos alunos,castigando com provas,onde o conteúdo nem foi terminado,dando coice aos alunos e dizendo que se eles não sabem resolver as questões o problemas é deles.Mas se esse professor deixasse seus problemas particulares em casa e explicasse melhor o conteúdo antes de aplicar provas seria bem melhor. porque se a maioria dos alunos vão mal em uma certa disciplina não é só problemas dos alunos,mas sim do professor também.Gostaríamos muito que a Senhora fizesse uma reunião com os professores para colocar estes problemas que acontecem do dia a dia dos academicos. Eles tem que se sentir bem no seu local de estudo,serem bem tratados. Porque eles já tem até medo de falar com direção e certos professores de tantas patadas que já levaram. E isso não pode continuar assim.Eles devem ser bem acolhidos no Instituto,para que os seus estudos sejam proveitosos.Não é porque eles não pagam mensalidades que tem que serem mal tratados.Agradecemos muito!!! Professora IVANIA com a certeza que a Senhora vai tomar novas providencias para que a paz e harmonia possam estar com todos ai no Instituto.

    ResponderExcluir
  17. MAS,QUE VERGONHA O SALÁRIO QUE O GOVERNO FEDERAL ESTÁ OFERECENDO, NO EDITAL PARA UM PROFESSOR DE ENGENHARIA CIVIL PARA O IFPR DE PALMAS. O RESULTADO ESTÁ AI. SÓ DOIS CANDIDATOS ESCRITOS PARA O CONCURSO. E SE ESSES REPROVAREM NO CONCURSO? COMO VAI FICAR OS COITADOS DOS ACADEMICOS? NOVAMENTE SEM PROFESSOR!!! O GOVERNO FEDERAL ACHA QUE UM ENGENHEIRO ESTUDA CINCO ANOS OU MAIS,PARA CONSEGUIR UM DIPLOMA PARA ARRANJAR UM BOM EMPREGO,VÃO PERDER TEMPO SAINDO DE OUTRAS CIDADES PARA VIR ATÉ PALMAS GANHAR SALÁRIO DE FOME.VAMOS GOVERNO!!! VAMOS VALORIZAR MAIS O PROFESSOR!!! AO CONTRÁRIO NÃO VÃO CONSEGUIR PROFESSOR NUNCA!!!

    ResponderExcluir
  18. ONDE ESTÁ A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFPR DE PALMAS












    EU PERGUNTO ONDE ESTÁ A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFPR DE PALMAS??? QUE DEIXARAM MAIS DA METADE DE UMA TURMA DESISTIREM DO CURSO POR CULPA DE UM QUE SE DIZIA PROFESSOR,QUE SÓ HUMILHAVA SEUS ALUNOS E COLOCAVA PARA BAIXO...QUE EXPLICAÇÃO VOCES NOS DÃO DO ALTISSIMO INDICE DE REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS DESTE PROFESSOR??? COMO SERÁ QUE COM OS OUTROS PROFESSORES NÃO ACONTECEU ISSO??? E AINDA ESSE QUE SE DIZ PROFESSOR REPROVOU TODA ESSA TURMA E AINDA DIZ QUE SAIU REALIZADO. NÃO DA PARA ACREDITAR!!! ISSO JÁ ESTÁ PARECENDO COISA DE NOVELA...

    ResponderExcluir
  19. POR FAVAOR!!! AJUDE-NOS POR MISERICÓRDIA!!! NÓS ACADEMICOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DE PALMAS ESTAMOS NA METADE DO CURSO. AS AULAS ESTÃO PRESTES A INICIAR E ESTAMOS AINDA SEM PROFESSORES E NINGUÉM FAZ NADA POR NÓS. AGRADECEMOS MUITO SE PUDER NOS AJUDAR DE ALGUMA MANEIRA...

    ResponderExcluir