Visitas

27 de janeiro de 2011

Volta as aulas mais cedo, tá resolvendo?

Gente, uma das coisas que me fez querer ser Professora era o fato de ter férias gigantes. Um mês em julho e quase três meses no fim do ano.

Bom, mas quando comecei a trabalhar vi que ficar muito sem fazer nada enchia o saco né!

Mas, ao longo destes anos, tenho constatado uma coisa: os alunos têm ficado mais tempo na escola e estão aprendendo cada vez menos!!

Na minha época era férias de 30 dias em julho e no segundo semestre, as aulas terminavam em metade de novembro e a gente voltava pra escola só em metade de março. E era puxado o negócio. Sem contar que quase todos os meus colegas iam pra escola de manhã e a tarde mais aula: piano, dança, datilografia (eu sou antiga), violão, natação, pintura, inglês, treino, kumon entre outras atividades "bem legais" da época.
Outro detalhe, Eu lembro que nossa aula começava as 8h e terminava 15min pra meio dia.

Agora a piazada entra na escola as 7 e pouco, sai meio-dia, tem reforço, aula particular, simulado, professores bem mais qualificados, têm mais dias letivos e gente, parece que tão mais lerdos!!

Sem contar que nossa média era 6. Agora é 7, bem mais puxado. E daí?

Depois de saírem da escola vão pra casa jogar video-game, ficar no computador, no MSN, escrevendo naquela grafia super culta e com um português de primeira qualidade.

Sei lá, as coisas tão piorando a olhos nus na educação básica. Depois sobra pra gente lá na graduação. Ter que ler pérolas como: ALTOR, UNIVERCITÁRIO, PORTÔ, IGUAÇÚ, PROFESORA, MEDIASSÃO, ENCIMA, ENBAIXO, ATRAX, PRA MIM EU ACHO QUE, AGENTE PODEMOS, OBESERVAR, HAGIR, DIBRE, DE CROQUE, FLEXIÇÃO, DIMENUIR, AREMEÇAR, entre outras que, por vezes, tenho que me concentrar pra compreender o que a criatura quis dizer.

O recurso é ler mais. Mas o povo contemporâneo tá tão viciado em poluição visual que não consegue se prender a leitura.

Bom, vou continuar minhas leituras, que ainda bem, no meio de tantas besteiras, ainda posso verificar que existem aqueles bons alunos, que o são em qualquer época. Ainda bem messsmo!!!

4 comentários:

  1. A vida moderna e suas tecnologias reduziu o interesse. Pra eles celular, internet e suas ferramentas se tornou algo bem mais atrativo...

    ResponderExcluir
  2. Claro, claro. No entanto, essas ferramentas são utilizadas de forma fútil. Criei um blog pros meus alunos postarem seus textos pra ver se consigo atrair a atenção deles, associando internet e educação. Mas mesmo assim, é difícil. A quantidade de informações visuais e a facilidade de ler essas informações deixa o aluno/pessoa cada vez mais medíocre. Essa é uma influência dos EUA, enquanto que na Europa, a educação ainda é tradicional. Dá pra ver as diferenças de concepção comparando o Brasil e a Argentina. Na Argentina copia-se o modelo europeu de educar, no Brasil, o norte-americano.

    ResponderExcluir
  3. Grande parte dos nossos alunos pensa assim:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=12340582

    ResponderExcluir
  4. Boa essa comunidade heim!! Mas é isso aí mesmo. Até a geração de 70 parece que o negócio ia mais controlado. Depois disso, degringolou tudo. Quero ver que tipo de gente vai ser vereador, prefeito, etc das cidades. Vai ser um caos total.

    ResponderExcluir